
Telemedicina nada mais é, do que uma consulta médica online, através do seu celular, de onde você estiver.
A questão de consulta online já foi considerada um tabu, afinal, como o médico vai te avaliar sem ao menos te examinar?
Porém, durante a pandemia ela foi muito utilizada para evitar exposição desnecessária no pronto atendimento dos hospitais, evitando assim que o contágio fosse ainda maior. Deu tão certo que até hoje, as pessoas optam pela telemedicina e fazem suas consultas sem precisar enfrentar o trânsito e filas para ser atendido.
Tá, mas como me diagnosticar sem fazer exames?
Claro que, dependendo da sua necessidade, a telemedicina não substitui a consulta presencial que necessita de exames mais minuciosos para gerar um diagnóstico, mas existes várias situações em que ela pode ser totalmente eficaz.
A consulta online tem a mesma validação que a presencial, você é atendido por um médico que, muitas vezes, está no seu próprio consultório no momento do atendimento, e pode te encaminhar solicitação de exames, receitas médicas e até atestado, se assim achar necessário.
Ao passar com o especialista, pro exemplo, na maioria dos casos ele vai te solicitar exames laboratoriais e/ou de imagem, e o atendimento se limita a você explicar o seu problema para que ele solicite os exames ideais para um diagnóstico. Vamos combinar que isso pode ser feito sem o estresse de sair de casa né? Afinal, ele vai te passar o encaminhamento médico para fazer os seus exames em seu laboratório de preferência.
Telemedicina como pronto atendimento
Ao ir até o pronto atendimento você será atendido pelo clínico geral, que será capaz de te passar receita médica, solicitação de exames ou te encaminhar para um médico especialista. Alguns sintomas podem ser discutidos via telemedicina, como uma tosse, febre moderada e dores de cabeça, por exemplo. O médico na consulta online pode te direcionar para o melhor tratamento, ou sugerir que você faça uma consulta presencial caso necessite de um exame em consultório.
A verdade é que, segundo o CONASS, um dado do Ministério da Saúde aponta que, cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro.
O mau uso do pronto atendimento afeta a qualidade dos serviços de uma maneira geral, pois causa lotação nesses espaços, aumentando assim o tempo de espera dos pacientes.
Uma pesquisa Datafolha, encomendada pela Associação Paulista de Medicina, mostrou que uma das principais reclamações na saúde suplementar diz respeito a ambientes cheios e demora em receber atendimento.
Além disso, o pronto atendimento aumenta as chances dos pacientes de terem contato com vírus e doenças, o que pode ocasionar em ainda mais problemas de saúde.
Principais vantagens da telemedicina
Já falamos aqui sobre a comodidade de não precisar sair de casa, mas existem diversos outros benefícios que afetam não só o paciente, mas todo o sistema de saúde suplementar
- Atendimento rápido, sem a necessidade de esperar por dias;
- Receitas médicas, solicitação de exames e atestados diretamente no seu e-mail;
- Elimina o caso de novos contágios que podem ocorrer em um pronto socorro tradicional;
- Diminuição de custos gerados para as instituições de saúde, que possibilita maior controle de gastos, fazendo com que possa ser oferecido negociações melhores aos pacientes;
- Além do pronto atendimento, é possível realizar consultas com especialidades médicas;
- Mais facilidade para renovação de receitas médicas;
- Sem barreira geográfica, o que possibilita que você possa se consultar de qualquer lugar;
- Pronto atendimento em minutos, e não horas como geralmente acontece presencialmente.
Tecnologia e a telemedicina
Você com certeza já ouviu falar ias IA’s (Inteligência artificial). Ela está presente em diversos ramos de atividade, principalmente no mundo digital.
Hoje é possível criar imagens, vídeos e textos em apenas um clique.
As IA’s são muito utilizadas para determinar padrões e criar diagnósticos em diversos ramos, e na telemedicina não seria diferente.
Algumas empresas de telemedicina já têm usado a Inteligência Artificial para monitorar os dados fornecidos pelos pacientes, identificando um padrão de acordo com os atendimentos anteriores para assim, ajudar os médicos com diagnósticos mais precisos.
Como usar a telemedicina?
Existem algumas opções disponíveis no mercado, inclusive no serviço privado, como o plano de saúde, mas a Quincard tem um programa de telemedicina integrado aos seus outros benefícios que tem como objetivo principal trazer acesso à saúde para todos os brasileiros.
No plano PLUS da Quincard, além de oferecer desconto em consultas médicas presenciais e em exames laboratoriais e de imagem, oferece o programa de telemedicina em pronto atendimento ilimitado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Marina Bozelli, uma das nossas clientes deu uma declaração sobre o uso do serviço:
“No dia 06/06 tive minha primeira experiência com a telemedicina da Quincard. Fiz o atendimento pois estava há mais de uma semana com a garganta ruim e muita tosse seca, ao solicitar o atendimento logo já fui direcionada para uma fila em que informava o nº de pessoas na fila e a estimativa da previsão de atendimento em minutos. E realmente eu fiquei aguardando entre 2 a 3 minutos, o mesmo tempo da estimativa informada. Ao chegar minha vez foi enviado um link por SMS e por e-mail para que eu pudesse iniciar o atendimento, ao clicar no link a médica já estava me aguardando na sala, como protocolo ela me passou todas as orientações e precauções que eu deveria tomar, me falou todas as medicações que ia receitar e para qual era a finalidade daquela medicação. Ao final do atendimento ela me mandou a receita através de um link por SMS e também me mandou um atestado para o dia. Concluindo a minha experiência foi excelente, e ao final de todo atendimento você responde uma pesquisa de satisfação. Para mim foi muito satisfatório, e as orientações tem surgido efeito.”
A telemedicina tem gerado, principalmente, mais acesso ao cuidado com a saúde, chegando em lugares remotos, onde o atendimento presencial é escasso, além de ter trazido mais facilidade para pessoas que valorizam a comodidade de realizar um atendimento de onde estiver.
Conheça os planos Quincard e garanta acesso facilitado ao cuidado com a saúde, com valor fixo para toda a sua família e telemedicina grátis 24h para você e seus dependentes.
Nos acompanhe nas redes sociais