
O glúten é uma proteína encontrada em grãos, como o trigo, a cevada e o centeio. E diferente do que muitos acreditam, você não precisa eliminar esses alimentos da sua dieta, a não ser que tenha algum tipo de intolerância ou alergia.
Principal diferença entre intolerância ao glúten e doença
celíaca
Na doença celíaca, a ingestão de glúten aciona uma reação autoimune que causa danos nas células do intestino delgado. Essa reação pode causar diarreia, fadiga, perda de peso, inchaço, anemia e outros problemas que levam a complicações mais sérias.
A intolerância ao glúten é mais comum, explica o médico cirurgião Dr. Sarmed Sami, gastroenterologista na Mayo Clinic Healthcare. Ela pode ser comparada com a intolerância a laticínios, por exemplo.
Na intolerância ao glúten, não há danos ou inflamação celular. É mais uma questão de sensibilidade, explica o Dr. Sami. “Se uma pessoa comer glúten e tiver uma reação imediata, como diarreia, é mais provável que seja um caso de intolerância do que doença celíaca. A doença celíaca é um processo lento que normalmente não é sentido imediatamente pela pessoa.”
Principais sintomas da intolerância ao glúten:
Os sintomas em pessoas com intolerância ao glúten podem aparecer momentaneamente, horas ou até dias após consumir o alimento.
- Dor abdominal;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Cansaço;
- Distensão abdominal;
- Excesso de gases;
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Cansaço, que piora ao comer alimentos com glúten.
Como saber se tenho intolerância ao glúten ou se sou celíaco?
A doença celíaca ocorre em indivíduos geneticamente predispostos.
Nos pacientes celíacos, a ingestão do glúten ativa o sistema imunológico, fazendo com que as células de defesa agridam a mucosa intestinal. Isso gera uma inflamação no revestimento do intestino delgado e prejudica a absorção de nutrientes.
Pelo mesmo mecanismo, também pode haver o acometimento de outros sistemas, causando sintomas extra intestinais.
Principais sintomas da doença celíaca
- Diarreia;
- Distensão abdominal;
- Perda de peso;
- Dor abdominal;
- Vômitos;
- Anemia;
- Atrofia da musculatura dos glúteos;
- Alterações de humor, como apatia ou irritabilidade.
Os pacientes celíacos, quando não tratados, têm um risco aumentado para linfoma de Hodgkin, linfoma de intestino delgado e adenocarcinoma intestinal.
Como é o tratamento?
Infelizmente tanto para quem tem intolerância ao glúten como para pessoas celíacas, o único tratamento é tirar completamente a proteína da alimentação.
Especialmente para celíacos, onde há risco de agravo da doença, é necessário ter muito cuidado ao consumir qualquer alimento que não tenha acompanhamento na preparação, assim como ler todos os rótulos antes de fazer compras no supermercado.
O glúten é um vilão da alimentação?
É muito comum vermos dietas que assimilam o glúten à perca de peso, o tornando um vilão da alimentação saudável, mas já existem estudos que desmistificam isso, a proteína só é prejudicial caso você tenha alguma intolerância ou alergia relacionada ao alimento.
A nutricionista Eliane Moreira explica que o glúten não engorda:
“As pessoas acham que o glúten engorda porque, quando tiram, perdem peso. Isso acontece porque as pessoas deixam de comer alimentos que engordam, como pão, macarrão, bolo, e passam a fazer opções mais saudáveis”.
Entretanto, hoje existem pães sem glúten. Fazer essa troca não vai emagrecer. A restrição só deve existir se a pessoa tiver intolerância.
Como ter um diagnóstico?
diagnóstico é o gastroenterologista.
Na confirmação tanto da intolerância ao glúten, como da doença celíaca, é importante se consultar com um nutricionista especializado para criar uma dieta personalizada com base nas suas restrições.
A Quincard tem mais de 50 especialidades médicas, tanto em consultas presenciais em clínicas referenciadas em todo o território nacional, como via telemedicina, com encaminhamento médico enviado diretamente no seu e-mail.
Faça uma consulta com um gastroenterologista e nutricionista por apenas R$50,00 e tenha desconto na realização dos seus exames de diagnóstico.
Fale com a gente e saiba mais.
Acesse nossa página de planos e escolha o que mais combina com você.
Acompanhe a Quincard nas redes sociais